Quem é a nova reitora?

soraya_smaili-

A presença do Ministro da Educação Aloísio Mercadante, combinada à da Ministra Eleonora Menecucci ( docente da Escola Paulista de Enfermagem – UNIFESP) da Secretaria de Políticas para as Mulheres, deram uma nuance especial ao simbolismo da cerimônia de posse da professora Soraya Smaili como nova Reitora da Unifesp.

Primeira mulher no cargo, ela pôde reafirmar os seus compromissos com a qualidade e a Universidade Pública, com a busca pela democracia interna da universidade para dar voz e ação à diversidade, por mais acesso e condições de permanência estudantil, a necessidade da internacionalização em todas as áreas entre outros.

Estiveram também presentes outras autoridades entre deputados e assessores parlamentares, e o Professor Walter Albertoni, que encerrou seu mandato como reitor.

Em seu pronunciamento, a reitora marcou a importância da sua eleição pela trajetória de uma militante pela universidade pública, representante da voz de muitos que querem participar, da diversidade que hoje está presente na Unifesp que deseja ser Plural (http://unifesppluraldemocratica.wordpress.com/), e da busca por maior democracia interna por meio de debates e da criação de espaços de diálogos permanentes.

Adicionalmente, Soraya salientou a importância da expansão da pós-graduação e da pesquisa, com as condições necessárias de infraestrutura, bem como a dedicação a projetos sociais. No que diz respeito à expansão da graduação, salientou o foco na Unifesp da Zona Leste de São Paulo, a ser construída em parceria com movimentos sociais locais, uma universidade para filhos e filhas dos trabalhadores, inspirada nos preceitos de grandes mestres como Paulo Freire, Florestan Fernandes e Aziz Ab’Saber.

A reitora destacou ainda, no fechamento do seu discurso de posse, o desejo em trabalhar em conjunto com o MEC pela Universidade Publica e para a Sociedade Brasileira, com uma Unifesp plural, democrática e integrada

A cerimônia de transmissão de posse acontecerá no dia 26 de fevereiro, às 9 horas, no Teatro Marcos Lindemberg, na Rua Botucatu, 862

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s